Exposição
FRAGIDELICARTEPLASTICOBJETOSE+
A exposição, realizada no Espaço dos Satyros, de 19/04/2001 à 19/06/2001, reuniu obras realizadas por Rubens Curi entre os anos 1998 à 2001, fase em que se dedicava a esculturas e objetos tridimensionais confeccionados a partir do conceito Arte Povera, além de desenhos em naquim sob papel couché.
A proposta Art Povera propõe a utilização de materiais ditos inúteis, simples, chamados de sucata ou materiais descartados. Entre eles, as obras foram produzidas a partir argila escolar, revistas e jornais, restos de fios de telefonia, peças de equipamentos e eletrodomésticos encontrados no lixo e desmontados pelo artista, tintas látex, cola branca, objetos descartados nas ruas (forma de bolo, restos de tela de construção, objetos plásticos, etc. Várias das obras foram executadas especialmente para a exposição no Espaço dos Satyros.
Inaugurada em 19 de abril de 2001, com previsão de encerramento em 19 de maio, foi prorrogada por mais 30 dias, permanecendo no espaço até 19 de junho. No dia 12/05/2001 foi realizado um coquetel denominado “Noite de Encontro”, para marcar a prorrogação da exposição. Neste dia os visitantes participaram de uma performance onde qualquer um poderia se aproximar de um púlpito e ler e/ou interpretar pequenos textos escritos pelo artista.
Inaugurada em 19 de abril de 2001, com previsão de encerramento em 19 de maio, foi prorrogada por mais 30 dias, permanecendo no espaço até 19 de junho. No dia 12/05/2001 foi realizado um coquetel denominado “Noite de Encontro”, para marcar a prorrogação da exposição. Neste dia os visitantes participaram de uma performance onde qualquer um poderia se aproximar de um púlpito e ler e/ou interpretar pequenos textos escritos pelo artista
No dia da abertura e na “Noite de Encontro” a artista Elke Maravilha esteve presente vestindo “adereços performance” criados pelo artista.
Agradecimentos especiais (in memoriam) à amiga Phedra de Córdoba, que esteve presente com sua vivacidade e brilho em vários dos encontros semanais ocorridos no bar do espaço ao longo dos dois meses de exposição.
Artista: Rubens Curi
Performance de abertura: Elke Maravilha
Local: Espaço do Satyros, Praça Roosevelt, 214 – São Paulo/SP
Data: 19 de abril a 19 de junho de 2001
Produção cultural: Cultural Office – Curitiba/PR (Mônica Drummond)
Produção local: Gandia Silva
Produção cultural e gastronômica da “Noite de Encontro”: Gandia Silva
Fotografia: Soemi Santana
Apoio logístico: Soemi Santana e Valdemir Longuini